Devido as demandas de avaliações externas, vestibulares e concursos, cada dia é mais importante preparar nossos alunos para exames unificados, ou seja, provas geralmente de múltipla escolha envolvendo as diversas áreas do conhecimento. Pensando nisso, várias escolas aplicam simulados, o que as vezes sobrecarrega a coordenação que fica responsável por organizá-lo.
Nesta perspectiva e baseada na experiência bastante positiva que tivemos neste ano, gostaria de compartilhar o modelo de organização que seguimos:
Quanto as questões:
Nesta perspectiva e baseada na experiência bastante positiva que tivemos neste ano, gostaria de compartilhar o modelo de organização que seguimos:
Quanto as questões:
- Cada professor elaborou 2 questões para cada aula que ele tinha na sala por semana. Ex: no ensino fundamental são 3 aulas de Geografia por semana, assim o professor desta matéria elaborou 6 questões.
- Todas as questões tiveram 5 alternativas
- Todas as questões tiveram que ser entregues digitadas com 15 dias de antecedência e já com o gabarito, visto o tempo necessário para montar e imprimir as provas.
Quanto a organização da prova:
- As questões foram divididas entre Exatas e Humanas. No Ensino Fundamental elas foram agrupadas e separadas por disciplina, já no médio não houve separação, lembrando o modelo do ENEM. Em ambos os casos a numeração foi corrida para facilitar o uso do gabarito.
- todos os professores tiveram que considerar as notas no geral, sem divisão por disciplina, o que se tornou a única avaliação que considerou a totalidade do aluno
- Os alunos receberam o gabarito apenas após 1:30h do inicio da prova, para que fossem compelidos as não "chutar" as respostas
- Para não perder o dia letivo, as provas começaram depois do intervalo e os aluno foram dispensados após o término.
Quanto a correção e aos resultados:
- Para agilizar a correção, fizemos uma máscara com os gabaritos, que tornou a correção rápida e eficiente.
- As notas foram convertidas com base nas tabelas abaixo:
Ensino Fundamental (acertos no provão) | NOTA | | Ensino Médio – manhã (acertos no provão) | NOTA | | Ensino Médio – noite (acertos no provão) | NOTA |
50 – 54 | 10 | | 55 – 60 | 10 | | 46 – 50 | 10 |
45 – 49 | 9 | | 49 - 54 | 9 | | 41 – 45 | 9 |
40 – 44 | 8 | | 43 -48 | 8 | | 36 – 40 | 8 |
35 – 39 | 7 | | 35 – 42 | 7 | | 31 – 35 | 7 |
30 – 34 | 6 | | 31 – 36 | 6 | | 26 – 30 | 6 |
25 – 29 | 5 | | 25 – 30 | 5 | | 21 – 25 | 5 |
20 – 24 | 4 | | 19 - 24 | 4 | | 16 – 20 | 4 |
15 – 19 | 3 | | 13 – 18 | 3 | | 11 – 15 | 3 |
10 – 14 | 2 | | 7 – 12 | 2 | | 6 – 10 | 2 |
5 – 9 | 1 | | 1 – 6 | 1 | | 1 – 5 | 1 |
0 - 4 | 0 | | 0 | 0 | | 0 | 0 |
Desta forma conseguimos apresentar os resultados do provão apenas 3 dias após a prova.
Os dados foram digitados em uma planilha do Excel, o que nos permitiu fazer um ranking dos melhores alunos e das melhores salas, dados que foram colados em todas as salas para que eles pudessem perceber seu desempenho e o da sua sala em relação as outras.
Para terminar premiamos com medalhas os 3 melhores de cada sala, o que surtiu um efeito bastante positivo. Além disso discutimos todos os dados no HTPC, já que a avaliação foi uma ótima ferramenta de diagnóstico das dificuldades da escola.
Quem quiser, fique a vontade para utilizar e adaptar o modelo.
Profs. Coord. Thiago e Priscila