terça-feira, 22 de novembro de 2011

Ensino Mútuo: um velho método que ainda dá bons resultados

Num projeto desenvolvido pelos professores de matemática Samuel Zanata e Flavio Massariolli, os alunos puderam colaborar com seus colegas e superara problemas de aprendizagem e indisciplina. Além dos resultados no ensino, o projeto ainda serviu de base para uma pesquisa dos alunos envolvidos no Decatlo Acadêmico da UNIMEP. Abaixo os pontos principais:

Título: O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DIFICULDADE DE APRENDIZADO – samu (SISTEMA DE APRENDIZAGEM MÚTUO UNIFICADO)

Equipe de alunos:
CAIO ALVES DE MOURA, CAIQUE AUGUSTO CAMARGO DE ANDRADE, DARLAN SANTANA, MASSILÂNIA BEZERRA DE OLIVEIRA, MAYNÁ CASINI FERREIRA, RODRIGO FESSEL
Professor Orientador: SAMUEL ZANATTA

RESUMO

O SAMU – Sistema de Atendimento Mútuo Unificado foi uma maneira de criar maior interesse dos alunos pelas aulas de matemática, resgatando a estratégia do Ensino Mútuo nos princípios de Comenius (1592-1670). Foram envolvidos alunos do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio, sendo que os alunos atuaram como monitores em suas próprias salas, a exceção dos alunos da 3º série do Ensino Médio que auxiliaram os do 6º ano. Denominamos metaforicamente os monitores de “enfermeiros” que ficaram responsáveis por um grupo de alunos com dificuldades, denominados “pacientes”. O objetivo era suprimir as dificuldades nos ensino de matemática geradas pela carência de um atendimento individualizado e pelo obstáculo que a linguagem do professor pode ser para o entendimento de alguns alunos, além dos problemas com indisciplina relacionados a falta de aprendizagem. Os resultados demonstram que houve melhora nas médias de Matemática em quase todas salas envolvidas, mas também apontou alguns entraves, como a falta de envolvimento e aceitação da classe em relação ao projeto.

Alguns dos Resultados:
As atividades do SAMU se iniciaram no segundo bimestre de 2011. Assim, é possível fazer uma comparação com o primeiro bimestre do ano para verificar se essa metodologia de ensino foi eficaz nas salas que estavam envolvidas.
Como parâmetro de análise utiliza-se os gráficos das médias por área e da quantidade de notas abaixo de 5(cinco) das classes envolvidas nos dois primeiros bimestres.
  No primeiro bimestre, na 1a série A do Ensino Médio a média de matemática da sala encontrava-se em torno de 5,5. Nota-se que, dentre todas as áreas, a do ensino de matemática é a que apresentava a menor média, demonstrando certa dificuldade dos alunos perante o assunto tratado. Porém, quando analisa-se o segundo bimestre, vê-se que a média da sala passou a ser 6,0 . Ainda, que o número de notas abaixo de cinco reduziu consideravelmente, bem mais do que as outras áreas 
Também houve um aumento da média de notas de Matemática no 1a série B 
 Porém, houve uma pequena redução na quantidade de notas abaixo de 5 , sendo que neste caso encontramos uma forte indisciplina  durante o Ensino de Matemática.
Matemática
Ciências Humanas
Ciências da Natureza
Linguagens e Códigos

Quando comparado com outras áreas, nota-se que apenas em Matemática houve uma melhora tanto de média como de notas abaixo de 5, pois nas outras áreas tem-se um aumento considerável do primeiro para segundo bimestre.


Sendo assim, fica a dica par aos coordenadores e professores que quiserem uma alternativa para lidar com a dificuldade de lidar com muitos alunos e com defasagens acumuladas.